quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Vídeos Educativos como Ferramentas na aquisição de conhecimentos.”

Os vídeos educativos podem ser utilizados pelos professores como uma ferramenta para ilustrar, otimizar ou representar um conteúdo ou tema de aula.

Desde muito cedo as crianças têm contato com a TV e programas educativos, logo, quando chegam à idade escolar, já têm desenvolvido o gosto e a necessidade de representações visuais para complementar e reforçar seus conhecimentos. No entanto, somente a exibição de um vídeo não é garantia de aquisição de conhecimento, é necessário que o professor realize a socialização, reflexão e a aplicação desse vídeo dentro do conteúdo e do conhecimento que se deseja que o aluno assimile. E necessário também fazer uma avaliação com a finalidade de sondar se todos, ou a maioria, dos alunos conseguiu alcançar os objetivos propostos com a exibição do vídeo.

Os pais também devem conscientizar-se de que a simples exibição de um programa educativo não é garantia de aquisição de conhecimento, por exemplo, se os pais querem que uma criança entre 2 e 3 anos aprenda as cores, é necessário que se faça a ligação entre as cores exibidas e seus nomes: a bola é amarela, o céu é azul, etc... é necessário também trabalhar aquele vídeo de forma concreta, com os brinquedos e materiais que a criança tem disponíveis para manusear.

Para finalizar devemos lembrar que é importante estimular todos os sentidos das crianças e não só a audição e visão, assim o conhecimento torna-se mais interessante e concreto.


LAUDINEIA ANTIQUEIRA

Um comentário:

  1. Esse texto é bem reflexivo, o que mais me preocupa é a liberdade que os pais dão as filhos de terem acesso a qualquer programa de TV ou DVD sem se preocupar com a faixa etária permitida e conteúdos trazidos pelos mesmos.

    ResponderExcluir