sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A IMPORTÂNCIA DOS VÍDEOS EDUCATIVOS NO PROCESSO EDUCACIONAL

A revolução tecnológica que vem acontecendo nos últimos anos tem nos trazido muitas ferramentas que podem (e devem) ser utilizadas no processo educacional. Uma delas, objeto do tema aqui abordado, são os vídeos educativos.
Vídeo educativo é um material audiovisual, tudo aquilo que é exibido em forma de documentário, filme ou desenho com o intuito de passar uma lição de moral à criança, estimulando-a no seu aprendizado e desenvolvimento.
As crianças pequenas tem uma capacidade enorme de absorção de informações, dessa forma, a correta utilização do vídeo como recurso pode favorecer as motivações dos pequenos, fornecendo-lhes mensagens instrutivas. Porém, eles só conseguirão absorvê-las quando existir alguém que possa explicar-lhe cada acontecimento. É necessário ter em mente que o vídeo educativo é uma ferramenta no processo educacional e, como outra qualquer ferramenta, necessita que alguém a manuseie para que consiga atingir seu objetivo. “Os pais devem ensinar que a bola mostrada no filme é vermelha ou que aquele animal é bonzinho”, explica Rita Calegari, chefe do setor de psicologia da maternidade do Hospital São Camilo Pompéia.”(ttp://guiadobebe.uol.com.br/bb2a3/aprendendo_com_os_videos_educativos.htm).
Tais vídeos podem ser encontrados em sites de escolas, por exemplo, e também no Youtube. Assim sendo, pais e educadores devem conhecer, saber como, e utilizar esse riquíssimo instrumento educacional dentro deste processo, buscando sempre a formação integral de nossos futuros cidadãos.


EDNA PIOKER DE LIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário