quinta-feira, 4 de novembro de 2010

VÍDEOS EM SALA DE AULA


Geralmente, crianças e adolescentes se não estão na internet estão em frente a TV. E isso pode e com certeza vai atrapalhar em muito o rendimento escolar, principalmente se os programas assistidos não tiverem nem um fundo de informação. Desde cedo, é importante fazer com que a criança se conscientize de que ela precisa ter responsabilidade, e uma delas é a escola.

A incorporação de vídeos para complementação e enriquecimento das aulas é uma metodologia que tende a estar mais presente e de fácil acesso, sem perder o foco do conteúdo trabalhado.

Com isso, cabe ao professor fazer bom uso deste recurso em sala de aula, planejando suas aulas de tal maneira que os alunos “percebam” e sintam a “necessidade” dos vídeos não apenas como um “preenchimento” de espaço, e sim de um complemento, para que eles possam se envolver e principalmente se comprometer com o conteúdo explorado. Na maioria das vezes o que acontece, é que, para o aluno, o vídeo é visto simplesmente como uma atividade opcional, quando na maioria das vezes não é. Desta forma, desde cedo as crianças já devem ter outra visão desse recurso, e serem induzidas a não somente assistir desenhos infantis, mas também estabelecer uma relação do vídeo com o conteúdo trabalhado em sala de aula, não somente em Língua Portuguesa no momento da leitura, escrita e interpretação, mas também em outras disciplinas. Uma questão de multidisciplinaridade para o professor.